Lutterbach - Fotografia Autoral

Fotografia de Viagem | Uruguai

15 de Novembro de 2017

Logo que descemos em Montevidéu, o motorista do táxi nos diz: "aqui no Uruguai tem mais vaca do que gente". Nesse instante eu soube que ia amar esse país. Todos rimos da comparação, mas sou um ser humano que ama vacas e seus semelhantes (eu iria descobrir que também amo ovelhas, mas elas são ariscas e correm, portanto não criamos tanto vínculo). Mas, as pessoas sim, os uruguaios me encantaram muito e acho que os brasileiros ganhariam bastante se convivêssemos mais de perto.
Uma imensidão de céu, estradas vazias de cenários exuberantes e nenhum afobamento. Vinícolas incríveis nos fizeram ter mais amor pelos seus Tannats e tudo que é feito com as mãos, cuidado e com carinho. Na Ciudad Vieja me senti em casa e agradeci aos céus por ainda existirem pessoas que conservam o passado com orgulho. É tanta beleza que nem sei explicar, mas para entendê-la é preciso ter um apreço por tudo que contém história. Sabe quando  algo que foi da sua avó está tão gasto, que se torna belo por isso? No Uruguai é quase sempre assim. Mas explico logo que não fui passear na praia badalada, saímos de Montevidéu para dentro do país, passando por Carmelo e Colonia Del Sacramento. 
No momento de partir, dessa vez um motorista do Uber, pergunta do Brasil, interessado em política e economia. Enquanto respiro fundo e penso no que dizer a ele, ele completa: "nós acompanhamos tudo porque tudo que vocês fazem nos impacta, sentimos os efeitos de cada decisão." Engoli seco e fui embora um pouquinho mais consciente do nosso papel nessa nossa amada, e muy linda, América Latina.

<3

{Texto por Carol Godoi | Fotos por Fernando Lutterbach | todos os direitos reservados, não publique sem autorização do autor}

The Artist Guild of the Wedding Photojournalist Association WPS International Society of Professional Wedding Photographers