Lutterbach - Fotografia Autoral

Vocês já viram nosso episódio do De Bem com a Foto que está no Youtube essa semana?

Clique aqui para assistir

 

Aqui embaixo vai o tema descritinho para vocês que preferem ler por aqui:

Confiram como escolher as fotos do álbum de gestante e família.

 

CG: Oi meus amiiigos!! Hoje estamos aqui pra falar sobre como escolher as fotos do seu álbum de gestante ou de família.

AU: Fazer um álbum desses momentos importantes é uma forma de eternizar a sua memória e a memória da sua família.

CG: Fica com a gente aqui no De Bem com a Foto!

 

AU: É bom que as fotos de família sejam organizadas e impressas. Assim elas vão sobreviver ao tempo. Você, seus filhos, seus netos... vão usar essas fotos pra entender seu passado e entender também a sua história. Escolha essas fotos pensando na qualidade e não na quantidade. É bom evitar fotos ou momentos muito parecidos entre si.

 

CG: Quando vou diagramar um álbum, penso sempre na harmonia das cores e da luz. Então, em cada lâmina, ou seja, duas páginas, eu costumo agrupar as imagens que conversam entre si. Tente pensar um pouco nisso ao escolher. Vai deixar seu álbum com continuidade e com semelhança visual.

 

AU: As fotos mais relevantes eu gosto de destacar, deixando maiores e mais evidentes nas páginas. Mas se você escolher fotos demais de um mesmo momento, a tendência é ficar... poluído, sem clareza. Fica difícil absorver o conteúdo das imagens quando você tem um excesso de informação na lâmina. Lembrem-se que menos é mais.

 

CG: Assim como nós falamos lá atrás no vídeo sobre os álbuns de casamento, é importante equilibrar nos álbuns de família a quantidade de fotos das pessoas que estavam participando da sessão. Vou explicar: se tiver muito mais fotos de um lado da família do que do outro, pode rolar um ciuminho, hein... É legal ter um número parecido de momentos de um lado e do outro.

 

AU: Bom, pra contextualizar, coloca aí na sua lista: detalhes do cenário, retratos das pessoas, fotos de momentos que vocês tiveram, fotos mais espontâneas e aquelas mais artísticas também. Assim, nós que ficamos encarregados de transformar isso tudo em um álbum, vamos ter muito material pra trabalhar. A beleza do álbum está muitas vezes no ritmo de leitura, e não necessariamente em uma foto específica. É nosso papel deixar que as fotos funcionem em sequência, porque assim, quem estiver folheando o álbum sente pouquinho da sessão, de uma forma visual e também cronológica.

 

CG: Se você tem seu álbum pra fazer, mas ainda não teve tempo, eu tenho uma sugestão. Primeiro você traça uma meta real, que caiba no seu dia a dia, pra organizar esses momentos mais importantes sem muito critério, com mais fotos. É só criar uma pasta no computador e ir jogando essas fotos lá dentro. No próximo dia você faz como um funil: vai melhorando a seleção até chegar no número de fotos que seu álbum acomoda.  Pronto! Fazer um pouco de cada vez é melhor que não fazer nada, não é mesmo?

 

AU: Sobre a capa, geralmente os fotógrafos fazem uma sugestão do design que combina com a sessão de fotos que ele fez. Vale a pena trocar uma ideia com ele caso você ou sua família tenham alguma informação que ajude a dar um norte para o design da capa, do estojo, e assim por diante. Nos álbuns de família eu costumo aproveitar uma referência visual do lugar, da decoração ou pelo menos uma parte dela pra fazer a “arte” do álbum.

 

CG: Eu faço projetos artesanais e personalizados, então as informações de fotos de detalhes, as cores, objetos e o visual do cenário me dão elementos pra pensar numa gravação, num bordado ou numa mistura de materiais. Então, pensem em adicionar fotos com essas informações, ok?

 

AU: Então é isso, pessoal! Ficamos por aqui com essas dicas de álbuns de gestantes e família pra que vocês não deixem de dar a devida importância pra a memória afetiva de vocês. Se tiverem qualquer dúvida ou sugestão de tema pra gente apresentar aqui, já sabem: só falar comigo ou com a Carol. Até mais!

CG: Tchau Tchau!

 

Junebug Weddings - The world's best wedding professionals and wedding planning ideas