Lutterbach - Fotografia Autoral

#DICADACAROL

Olá noivas e noivas que estão se preparando para escolher a fotografia do seu casamento. Percebendo a dificuldade e as imensas dúvidas que podem surgir nesse momento, elaborei NOVE dicas para ajudar vocês.

É um passo a passo que sugiro fazer antes de separar um tempo na sua agenda para encontrar pessoalmente com os fotógrafos. Hoje em dia é possível reduzir o deslocamento e a quantidade de visitas se vocês se dedicarem um pouco à essa prévia:

1 - Visite as rede sociais, observando as fotos, opiniões e ideias do fotógrafo, pois assim você poderá sentir se ele combina com seu modo de pensar.

2- Olhe seu portfolio virtual com calma. Visite as fotos de casamento e outras áreas que ele atua também. Aproveite para ler a biografia e entender de onde ele vem e qual sua trajetória.

3- Peça opinião de alguém que já tenha sido cliente do fotógrafo e tenha finalizado um trabalho com ele. Pergunte sobre seu estilo de fotografia e como esse profissional a atendeu e sobre prazos cumpridos.

4- Pesquise o tipo de trabalho que o fotógrafo oferece. Muitos especializados em casamento não fazem vídeo também!

5- Na hora de enviar o pedido de orçamento, escreva para aqueles que mais gostou, em mensagens separadas, com um texto específico para cada profissional. Nada melhor do que saber que você se dedicou para conhecer o trabalho e se preocupou em enviar as informações que ele precisa para te responder com cuidado.

6- Leia atentamente o que o fotógrafo envia em seu orçamento. Cada um trabalha de uma forma e, caso a dele não seja o que você procura ou esteja muito fora do seu orçamento, você já pode descobrir isso antes de visitá-lo.

7- Se ficou dúvida quanto à proposta pergunte logo em seguida ao primeiro contato. Por email ou por telefone, mas não deixe de esclarecer os pontos que mais importam para sua decisão.

8 - É importante ver as publicações no blog da história de algum casamento do início ao fim. Geralmente, a maioria publica as escolhidas de todos os momentos do dia e não somente as fotos mais impactantes, como acontece no instagram ou Fan Page.

9- Perceba o atendimento do fotógrafo desde o início: agilidade, presteza, cuidado e gentileza. Isso já pode te dar dicas de como vai ser todo seu longo processo caso o escolha. É possível sentir quem realmente leva a sério o que faz!

Dessa forma você estará preparada para conhecer pessoalmente o fotógrafo. e conversar sobre seu dia apenas com poucos selecionados, para sentir se vocês tem empatia! E, claro, para ver os álbuns de perto, tomar um café e falar sobre amor, experiências, histórias, vivências e o seu casamento!

P.S.: Sinta-se livre para compartilhar essas dicas: basta colocar o crédito para nós.

Carol Godoi | Lutterbach Fotografia.

The Artist Guild of the Wedding Photojournalist Association WPS International Society of Professional Wedding Photographers